quinta-feira, 17 de junho de 2010

A origem do barroco
Iniciado em 1580 com a morte de Luis Vaz de Camões e a União Ibérica, o barroco marca o início da decadência de Portugal, que vivia seu apogeu econômico e social. Em 1580, D. Sebastião (rei muito querido de Portugal) desaparece misteriosamente numa batalha na África e, desde então, Portugal nunca teve o mesmo prestígio de antes. Por causa disso, criou-se o mito do "sebastianismo" no qual acreditava-se que a felicidade de Portugal estava ligada a D. Sebastião. Após o desaparecimento do rei, o cardeal D. Henrique assume o reino de Portugal, porém, sendo ele cardeal, não tinha herdeiros e, por causa disso, o trono português passou para as mãos de Felipe II da Espanha, que anexou o reino português a seus domínios.
O marco inicial do Barroco brasileiro é o poema épico, Prosopopéia de Bento Teixeira (1601). Há dúvidas quanto à origem do poeta, estudos literários recentes afirmam que ele nasceu em Portugal, porém viveu grande parte de sua vida no Brasil, em Pernambuco.
PROSOPOPÉIA é um poema épico com 94 estrofes, que exalta Jorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco.

Principais caracteristicas

1-Tentativas de fugir das caracteristicas diferentes do pensamento europeu
2-culto esajerado da obra,sobrecarregando a poesia de figuras de linguagens (principalmente a analise,e a agradação)
3-dualismo:onde o poeta se sente divididoe confuso por causa do dualismo.
4-culto do contraste conflito entre o bem eo mal,cèu e o Espiritual,o pecado e perdão.
5-pessimismo que era acarretado pela confusão causada pelo dualismo.
6-Literatura moralista,ja que era usada pelos padres jesuitas para pregar a fe ea religião.
7-Preucupaçaõ